Total de visualizações de página

sábado, 15 de agosto de 2009

Tomar cerveja faz bem ou mal à saúde ?



Ok, você sempre ouviu por aí as mais variadas histórias sobre cerveja, certo? Cerveja dá barriga. Cerveja é diurética. Cerveja faz bem. Cerveja faz mal. Cerveja vicia...
Mas e aí, beber cerveja faz bem ou mal à saúde?

Assim como todos os alimentos, os cientistas ainda estudam os efeitos benéficos ou maléficos que a cerveja produz no organismo. Mas de uma coisa todos já têm certeza: Assim como todos os alimentos, o consumo da cerveja deve ser MODERADO. Os efeitos do álcool sobre a saúde dependem fortemente da quantidade consumida e de outros fatores como sexo, peso corporal, alimentação e predisposição genética. O abuso do álcool aumenta a mortalidade por causar doenças no fígado, câncer e doenças cardiovasculares. Essa é a parte ruim da coisa... A literatura mais recente, entretanto, indica que o consumo moderado de álcool está associado a uma redução total do risco de mortalidade. De acordo com as novas pesquisas, o baixo índice glicêmico e as propriedades fitoestrogênicas da cevada e lúpulo usados na produção da cerveja são elementos que promovem uma dieta equilibrada e previnem a ocorrência de doenças cardiovasculares. Recentemente dados foram publicados sobre os potenciais efeitos protetores dos antioxidantes do vinho. Foi também descoberto que a cerveja, vinho e destilados diferem muito no seu conteúdo antioxidante, mas o consumo destas bebidas não leva a diferentes capacidades antioxidantes no soro humano. Novos números, entretanto, sugerem que o consumo moderado de cada tipo dessas bebidas alcoólicas aumentam semelhantemente a capacidade antioxidativa no soro humano. estas descobertas elucidam a contribuição do consumo moderado de álcool para um estilo de vida saudável.

Mas dá barriga?

Dá. Assim como quase todos os outros alimentos, uns menos, outros mais. Um copo (300ml) de uma cerveja do tipo Pilsen, por exemplo, possui cerca de 300 calorias. As cervejas mais encorpadas, sobretudo as Ales, têm ainda mais calorias por mililitro. Portanto, a palavra de ordem, como tudo na vida, é MODERAÇÃO. O Consumo regular e moderado de cerveja pode tornar-se um estilo saudável de vida, juntamente com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Um abraço e Saúde!

Fonte: FABIANA PANOBIANCO - Nutricionista
Acesse o Blog do Clube da Cachaça e mantenha-se informado!!!!
Cadastre-se e receba nossas postagens no seu E-MAIL !!!
http://www.blogclubedacachaca.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cerveja previne a osteoporose em mulheres


Cerveja previne a osteoporose em mulheres


Mulheres que bebem cerveja correm menos risco de desenvolver osteoporose, segundo uma pesquisa realizada por cientistas espanhois.
Isso ocorre porque a grande quantidade de silício encontrada na bebida fortalece os ossos, retardando o desgaste natural e estimulando a formação óssea.
“A cerveja é uma das mais importantes fontes de silício na dieta ocidental, e ele desempenha um papel importante na formação dos ossos”, explicaram os pesquisadores.
Outro fator que ajudaria a manter a estrutura óssea saudável, de acordo com a pesquisa publicada no jornal Nutrition, é que a cerveja também é rica em fitoestrogênio, uma versão vegetal do estrogênio. Os ossos são constituídos por uma malha de fibras, minerais, vasos sanguíneos e medula. Os ossos saudáveis são densos e o espaço entre as diferentes partes é pequeno.
Cerca de 1.700 mulheres com idade média de 48 anos participaram da pesquisa. Os cientistas realizaram exames de ultra-som nas mãos das voluntárias e notaram que aquelas que bebiam cerveja tinham os ossos mais densos. As mãos foram as partes do corpo escolhidas para a realização do exame porque os dedos são os primeiros membros a apresentar os sinais da osteoporose. De acordo com os pesquisadores, mesmo as mulheres que bebem menos de um litro de cerveja por dia já apresentam estruturas ósseas mais saudáveis, o que sugere que pequenas quantidades diárias da bebida podem ser benéficas à saúde.
Fonte: Veja Online
Resumindo.......Mulheres o seu lugar é aqui...no CLUBE DA CACHAÇA!!!
E seja FELIZ!!!!
Acesse o Blog do Clube da Cachaça e mantenha-se informado!!!!
Cadastre-se e receba nossas postagens no seu E-MAIL !!!

domingo, 2 de agosto de 2009

Lei antifumo entrou em vigor dia 07/08/09 no estado de São Paulo


Dia 7 de agosto, a legislação que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados em São Paulo entrou em vigor.
O texto da nova lei proíbe cigarro ou derivados de tabaco em ambientes de uso coletivo, públicos ou privado, total ou parcialmente fechados em qualquer um dos lados por parede ou divisória, em todo o Estado. Entre os locais de proibição estão áreas internas de bares e restaurantes, casas noturnas, ambientes de trabalho, táxis e áreas comuns fechadas de condomínios.

A lei não prevê punição ao fumante infrator, mas os estabelecimentos podem ser multados por órgãos estaduais de vigilância sanitária com base no Código de Defesa do Consumidor, podendo ser interditados.

A lei antifumo foi aprovada em abril pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e sancionada pelo governador José Serra (PSDB). A legislação entrou em vigor dia 07 de agosto.

O Clube, seguindo a determinação da lei, informa a todos que não é permitido fumar na área interna ou coberta do bar, sendo permitido a área externa ( chácara de 1.000 m2).
Contamos com a compreensão de todos os nossos clientes.
Obrigado.
Clube da Cachaça.